Entretanto, a web é construída sobre bases técnicas diferenciadas que se apóiam fundamentalmente na linguagem HTML e na exposição sequencial das páginas na tela do monitor.
Para ter sucesso na tarefa do desenvolvimento visual de um site, cada um desses elementos devem ser considerados: espaço em branco, combinação de cores, texturas, sequência, proximidade e alinhamento, balanço, contraste entre os elementos e unidade da página.
Espaço em Branco
O espaço em branco é, por definição, determinada área em uma peça impressa como cartazes, anúncio, folheto que não tenha texto, imagens ou outro elemento de design. Os espaços em branco em um layout não são áreas perdidas ou desperdiçadas porque, segundo Rafaher(1999:46), funcionam para equilibrar espaços, reforçar a unidade de grupos e aumentar o contraste.Sem um bom balanço, os olhos ficam confusos, não há uma progressão visual para seguir e o leitor perde o interesse.Portanto, os espaços em branco devem ser parte integrante do design de uma página na web e empregados para permitir a leitura mais fácil e a melhor compreensão do texto ou ainda indica ao internauta onde começa e onde termina uma seção.
Combinação de cores
Além das palavras e das imagens, a cor é um importante elemento funcional. Ela pode intensificar tanto o texto como a imagem.A cor exerce uma influência decisiva nâo apenas em nossos olhos, mas em todos os outros sentidos. Seus efeitos psicológicos, combinados com o conhecimento do simbolísma ancestral a que estão ligadas, tornam as cores um importante fator em qualquer apelo visual dirigido ao ser humano.
A combinação de cores deve ser cuidadosa. Elas não apenas precisam combinar entre si dentro de um mesmo espaço, como devem também criar um estado de espírito ou efeito visual.
A escolha das cores é feita, em geral, com base em uma grande gama de matizes. Mas, na web, a seleção é uma questão mais complicada :é impossível garantir que determinada cor apareça exatemente como é na tela do usuário. vai depender do monitor, que pode trabalhar com mais vermelho, ser mais brilhante ou dispor de um baixo nível de contraste.
No caso de páginas com imagens, o uso de cores deve ser ainda mais criterioso, para evitar que as imagens desapareçam no fundo da página. Cores em palavras de texto devem ser usadas com cuidado e de forma bastante explícita, já que também são sinais de links de hipertextos.
Texturas
Além das cores sólidas, as texturas são utilizadas como fundo de uma página para criar um visual único e diferenciado. Ainda podem ser usadas com bom resultados para realçar determinado elemento de uma página ou para transmitir uma impressão de profundidade e relevo a determinado objeto.O cuidado básico é evitar texturas mais elaboradas pelas limitações dos monitores de vídeo pois, assim como a cor, é difícil saber como ela vai aparecer na tela do usuário.
Outro eventual problema que pode surgir é a fraca legibilidade do texto.
Sequência
Os anúcios de mídia impressa observam um especial cuidado com a disposição do texto e das imagens, arrajondo-os então de uma maneira que leve os olhos a percorrer um caminho determinado e desejado pelo disign.Portanto, a sequência diz respeito à condução do leitor pelos elementos da página.No movimento em "Z", maneira mais comum de controlar e conduzir os olhos, os elementos são colocados no caminho do que pode ser considerado o movimento normal da vista.
Mas os olhos também movem-se naturalmente no sentido dos grandes para os elementos menores, dos elementos pretos para os mais claros ou mais luminosos, da cor para a ausência de cor, das formas usuais para as não usuais.
Preximidade e Alinhamento
Todos os elementos que têm algo em comum devem estar juntos no layout, para que o leitor os reconheça como um grupo. Caso contrário, quando as coisas que pertencem a um grupo estão separadas, o leitor pode ter a impressão de desorganização e bagunça.Isso costuma dar um enorme trabalho e desconforto ao leitor, que fica tentando procurar os elementos em comum.Esse agrupamento dos elementos contribui para que o internauta relacione as coisas entre si e, assim dê sentido a elas.
Muito bem detalhado, gostei !!!
ResponderExcluir